quarta-feira, junho 23, 2010

Ser melhor

O que será crescer?
O que implica isso? Será bom ou não?
Os arautos da desgraça dizem sempre que tens de crescer, tens de ser maior, ter mais responsabilidades, ser mais humilde, e ter fé que o trabalho subterrâneo que fazes acabe por dar certo. Mas será crescer um processo doloroso do tempo, que demora anos, quando para variar, nós queremos resultados directos e rápidos?
Tenho quase a certeza que sim, só querendo crescer e tentar tomar passos pequenos nos leva a crescer mesmo. Os passos grandes acabam geralmente por ser demasiado grandes, e pouco estáveis. Nas pequenas decisões da vida reside talvez o crescimento do homem enquanto ser com personalidade, nos pequenos detalhes e nas decisões correctas daquilo que devemos ser, talvez se possam confirmar com certeza algum tempo mais tarde, aquilo que queremos: saber que realmente evoluímos sem pôr em causa os nossos princípios. Os princípios são parte importante do crescimento, talvez seja necessário sabermos na realidade o que queremos para nós, e ficarmos fiéis a esses princípios, seguindo mentalmente o que queremos.
Crescer é deixar a fase do jovem adulto/velho adolescente para trás, esquecer os casos que tivemos, as raparigas com quem andamos enrolados (sejam quantas forem), é ser fiel àquilo que somos, tirar os sonhos da mente e começar a construí-los, é trabalhar para poder usufruir, é respeito, é lealdade, é verdade, é reconhecer a beleza das coisas sem que isso nos leve necessariamente conhecer intimamente seja o que for, é ser livre e independente com responsabilidades. É amar com todas as letras independentemente da situação em que estamos, respeitar o amor que temos por alguém e ter a pequena esperança que um dia o amor nos bata à porta de volta. É o que eu quero.
Quero crescer mais, tomar as decisões certas, e ter o poder de selecção sobre aquilo que quero ser, e como o quero fazer. Quero crescer para me conhecer, e poder ser aquilo que As pessoAs que amo QUERem, e ter esperança sem grandes expectativas criadas.*

1 comentário:

Unknown disse...

Belo texto amigo Pedro.
Para sabermos crescer da forma correcta é preciso também saber como crescer de forma incorrecta. Só assim podemos seguir o melhor caminho evitando tudo o que é errado e tomando sempre as decisões certas. Mas é claro que até atingirmos este conhecimento tivemos obrigatóriamente que errar, o que faz parte da aprendizagem de saber crescer.
Por vezes as recordações do passado não nos deixam crescer mas também fazem com que nos sintamos sempre jovens tendo essas recordações sempre activas na nossa mente.
O crescimento do homem é um procedimento complexo e, para mim, o crescimento deve ser completo e nunca restrito. Um Homem, para ser Homem, deve conhecer todas as realidades da vida, sabendo sempre evitar os maus caminhos para nunca se desviar do seu objectivo. Devemos crescer sempre com o desejo de construir um bom futuro para nós e para quem está ao nosso lado.

Forte Abraço