quinta-feira, dezembro 27, 2007

Crónica de uma Morte anunciada...!

O verdadeiro poeta, ou o verdadeiro filósofo, ou até o maior guerreiro, sabem quando tem de desistir de determinadas acções. Este é o meu caso, o blogger desistiu, não por causas próprias, (sim, porque ele ainda acreditava), mas por acções de terceiros.
O muppet funcionou mesmo, agora resta esperar por melhores dias e melhores momentos. Outras causas surgirão, e se o blogger assim o entender lutará por elas.

Para coroar este final surge este fantástico Adagio de Samuel Barber.
Samuel Barber (1910-1981). Compositor Norte-Americano, Barber teve formação como cantor e compositor na prestigiada Curtis Academy. Numa época em que a música era dominada por modernistas europeus como Schönberg ou Stravinsky, o romantismo fácil de Barber foi bem recebido pelo público. O seu dom para a melodia fluente escondia os aspectos mais contemporâneos das suas composições, desde a abordagem das dissonâncias à orquestração criativa. A sua produção, que nunca fora torrencial, decaiu ainda mais após o fracasso da ópera Anthony and Cleopatra, na sala do New York Metropolitan, em 1966.

Adagio for Strings
O pungente Adagio é a obra mais popular de Barber. Composto em 1936, era originalmente o andamento central do Quarteto de Cordas Op. 11. No ano seguinte Barber fez um arranjo para orquestra de cordas completa, dando-lhe mais peso e sonoridade.
A forma do Adagio foi comparada a um longo arco, baseado na expansão gradual de um tema único e simples. Este começa por se ouvir suavemente nos violinos, e depois mais afirmativamente nos violoncelos. A certa altura é atingido um clímax arrebatado, e então a música interrompe-se bruscamente, como que afogada pela emoção. A obra termina calmamente fazendo soar os fragmentos do tema. Devido talvez ao seu tom profundamente melancólico e contemplativo, caiu no gosto do público e foi tocado em muitos funerais, incluindo os de Kennedy, Roosevelt e Einstein.



E para o futuro, para o futuro temos Bobby McFerrin. Don't worry, Be happy.


1 comentário:

Joana disse...

Faça o favor de VOLTAR em grande e em força EM JANEIRO!!! Que o Barber e lindo, mas a gente nao gosta de adeus(es)! Esta a ouvir? Bem...

Jinhos.