segunda-feira, julho 23, 2007

Mudança?

Hoje o meu pai disse algo que me marcou, "És do Ensino Superior, marca a diferença para as pessoas que não o são, porque é a única coisa que tens diferente delas, a EDUCAÇÃO." E de facto fiquei a pensar, se na realidade o meu pai não percebe a mentalidade de grande parte dos estudantes portugueses (estudantes=borgueiros; atenção "grande parte"), talvez porque o meu pai é demasiado inteligente e prático para pensar nestes tipos de coisa, mas acho que a educação de certa forma ficou banalizada ao nível do Ensino Superior aqui em Portugal. Normalmente, antigamente, só os grandes génios tinham cursos, ou então filhos de alguém rico, mas hoje em dia toda a gente desde que acabe o 12º consegue entrar na Universidade, nem seja na Universidade mais fraquinha do País no curso com menos saída.
Passando à frente, face a este juízo do meu pai, percebi que carrego comigo como que a Cruz da minha família materna. Na família por parte do meu pai é fácil, uma família de classe média burguesa são 3 irmãos, com 4 filhos ao todo, 1 com o curso tirado, 1 no 3º Ano em Desporto no ISMAI, eu e uma prima a entrar para o mesmo curso que eu.
Do lado materno, acredito que com maior ou menor dificuldade acabarei por ser o 1º a ser graduado. Numa família de 9 irmãos casados/separados/divorciados, e ao fim de 15 netos, ainda ninguém se chegou à frente para acabar o curso. Pretendo ser o 1º.
Quero tornar-me no Pedro, aluno que faz distinção ao nome Estudante de Aluno Superior.

1 comentário:

Joana disse...

Tornar-te-ás certamente. :)

Outra coisa: Infelizmente o que dizes acerca da pouca selecção para a entrada na Universidade corresponde à realidade, já leccionei no ensino superior e sei. Por isso mesmo é que te digo: a grande seleccção, a grande triagem faz-se à saída do Ensino Superior. Só tem emprego quem é realmente bom na sua área. E a chamada de atenção do teu pai, por sinal muito pertinente, também se aplica a essa fase.

Jinhos.