domingo, fevereiro 02, 2014

#Confusões

Porquê escolher sempre o mais certo? Porque é que na vida não podemos escolher o mais difícil, e por uma vez sentir prazer em algo que nos desafia? Porquê ficar pelo mais fácil, e acto contínuo, estar confortável, só porque é do passado? Porquê não arriscar a perder tudo? Porquê ficar sujeito a algo que não nos é compatível totalmente, só porque é confortável? 
As pessoas imprevisíveis são aquelas que geralmente no fim tem os maiores sucessos, contudo nunca ganhariam nada na vida se fizessem sempre aquilo que é suposto toda a gente fazer, sujeitarem-se à rotina dos outros milhões, e assentar alcatrão no caminho da mediocridade.  Porque não aplicar isso à vida social e sentimental das pessoas, nas suas relações? 
As pessoas que não são felizes, ou que pelo menos tem mais tendência para se sentirem infelizes e inconformadas com as suas relações e com a sua vida, porque não experimentam algo diferente para variar? Uma coisa radical, que parece estranha hoje em dia, que é ficar sozinha? Sim, sozinha, sem namorado, sem amiga especial, sem nada, só essa pessoa, os seus amigos e a sua família. Mas não, à necessidade ideológica de ter alguém, a outra pessoa pode até nem servir para limpar os pratos lá da casa, mas tem de haver alguém senão passamos a ser solteiros. 
O novo estigma da sociedade actual parece ser o ser solteiro, o peso da palavra solteiro, e da capacidade das pessoas fazerem disso um estigma social. "ai, se não tens namorada não podes vir, é um encontro de casais", "E fulano, vai ficar na mesa de quem? É solteiro". 
O meu ponto é: por vezes é melhor estar sozinho numa relação unilateral, do que estar numa relação que não nos dá nada, e que não vai a lado nenhum, sem planos futuros, ou pelo menos sem uma direcção futura. Assim como é melhor estar sozinho do que voltar a estar com alguém só porque essa pessoa nos tolera, sabe o que a casa gasta , e que tem paciência para nós. E nós, apesar de não estarmos loucamente apaixonados por essa pessoa, nem sequer estarmos a amar essa pessoa, apenas gostamos porque existe um passado. O passado é passado por alguma razão, quer dizer que houve alguma razão para algumas coisas não funcionarem. 
Qual é a lógica de estar numa relação, se não amamos a outra pessoa duma forma superior ao que amamos tudo o resto? Qual é a lógica de nos envolvermos com alguém se não temos o desejo absoluto de estar com ela? Qual é a lógica de estar numa relação só porque é confortável? Qual é a lógica de cair sempre no mesmo sítio, com a mesma pessoa, quando claramente se viu por exemplos passados que não vamos tirar mais nem melhor daquela pessoa? Não podemos ter medo de amar, podemos amar a pessoa errada, estarmos apaixonados pela pessoa errada, mas deixar fugir o momento em que essa pessoa sente o mesmo por nós, porque simplesmente temos medo de arriscar, seja porque razão for, quer seja pelo passado ter sido injusto conosco, quer por estarmos noutra relação, quer por não saber o que sentimos.